Boa Postura no Trabalho



Dores na coluna podem estar associadas a hábitos comuns, porém prejudiciais, como má postura no trabalho ou realizar movimentos de forma brusca ou inadequada. A hérnia de disco, por exemplo, é um dos problemas mais comuns na coluna vertebral, e pode causar dores irradiadas que afetam os braços e mãos ou pernas e pés. Às vezes, as dores podem ser tão limitantes que impedem até a execução de tarefas simples e rotineiras.
Uma adequação ergonômica dos hábitos, evitando manter posturas instáveis da cervical e da lombar principalmente no trabalho, é uma medida importante para aliviar as dores. A prática de exercícios específicos para o fortalecimento da musculatura eretora da coluna, controle da obesidade e da ingestão de alimentos inflamatórios, que estimulam os mecanismos da dor, também são boas recomendações para quem sofre com estas dores.
O termo má postura inclui todas as posições que não deixam os músculos atuarem de forma natural. Isto pode ocorrer em pé, sentado e até mesmo deitado.
Dor lombar é apenas uma das consequências da má postura: dores de cabeça, má qualidade do sono e cansaço constante também podem ser sinais do problema.
Na maioria das vezes, a reeducação postural é suficiente para aliviar as dores. Mas quando após um episódio agudo de lombalgia, o paciente continua com dor, sofrendo limitações nas suas atividades, pode ser necessário um tratamento multidisciplinar, para reabilitação e alívio da dor.

Comentários